Sem dúvidas não é fácil. Principalmente pela responsabilidade de falar uma mensagem todos os dias para dezenas de milhares de pessoas  – @chargesdoniniu

Um dos projetos de escrita que mais AMO vai e vem e quando volta, simplesmente não vejo a hora de compartilhar com vocês!

Bem-vindos ao #TattiTalk – “Um Q&A com quem vale a pena conhecer a histórias  e trilhas da vida” 

 

O fim da dependência química virtual 🍀

Vamos chargear juntos?

Normalmente começo com um resumo, apresentando o convidado da vez! ( :

Mas, nesta entrevista temos um perfil anônimo: 0(a) criador(a) do @ChargesdoNiniu

Então vamos direto para a entrevista, que mostra como a criatividade flui no cotidiano e muitas vezes a barreira para ela transbordar, está em nós mesmos! ENJOY <3

1. Com ilustrações simples, dando enfoque para um breve diálogo que sempre nos dá chance de DESPERTAR sobre temas, conectados a atualidade, e desafios danossa vida cotidiana. Como nasceu o Niniu?

Decidi criar o perfil no instagram @ChargesdoNiniu em outubro de 2018. A ideia tinha como objetivo juntar o que eu mais amo fazer: comunicar com arte.  O Niniu na verdade é meu auter ego ( ‘outro eu’ )  É por meio dele que coloco meus pensamentos e questionamentos no mundo. Sempre gostei de desenhar e escrever, os principais ingredientes para as charges eu já tinha.

 

Faltava coragem para fazer tudo acontecer.

Nessa época vivíamos o período eleitoral para presidente aqui no Brasil e o advento das #fakenews estava à todo vapor. Foi aí que eu tive a ideia da primeira charge, que foi sobre fake news.

A repercussão foi tão positiva que me motivou a fazer diariamente as charges. Desse dia em diante, não consegui parar de fazer. O foco das abordagens são temáticas relacionadas ao comportamento humano, esse tema riquíssimo que sempre terá relevância em nossas vidas.

 

 

2. Como acontece o processo criativo? Porque é notável que “timing” é um dos pilares na criação das publicações ( elas sempre estão bem conectadas com o micromomento presente) Você quem ilustra e cria os diálogos ou conta com ajuda?

Eu tenho um bloco de notas no celular onde escrevo os insights que tenho. E eles aparecem nos momentos mais inusitados, no trânsito, após ler as notícias do dia ou ao observar alguém na fila do pão por exemplo. Realmente o fator “agendamento”, que consiste em abordar as temáticas agendadas nas redes sociais e mídias como um todo é um elemento relevante para que haja engajamento.

 

 

Se todos estão comentando sobre #racismo, por exemplo, vale a pena fazer uma charge sobre esse assunto para contribuir com os debates digitais.

O processo criativo é todo meu, dos textos até os desenhos. É um processo rápido. Depois da ideia concebida, em cerca de 30 minutos elas já estão prontinhas para ganharem o mundo.

 

 

3Vivemos um tempo onde o consumo de TUDO percorre essa camada digital: seja para pesquisar, comparar, consumir e principalmente dialogar (ou manifestar reclamação, indignação, fake news ) Já aconteceu algum “imprevisto” ou situação crítica sobre alguma “charge” ? 

Esse é o fator mais intrigante. Eu nunca sei realmente qual charge agradará mais os leitores ou qual charge será mais polêmica.

 

Eu percebo que, infelizmente, essa fatídica polarização política do país acaba viciando muito a interpretação de algumas pessoas sobre o real conteúdo das charges. Mas isso apenas me motiva a criar mais e mais para que talvez ao longo do tempo essas pessoas comecem a ter olhares mais sensíveis à reflexão em detrimento aos olhares de julgamento.

4.  Criar conteúdo parece ser muito simples, muito fácil … SQÑ na prática rs Existe um propósito, uma razão que motiva manter o projeto? 

Sem dúvidas não é fácil. Principalmente pela responsabilidade de falar uma mensagem todos os dias para dezenas de milhares de pessoas.

 

 

Mas o mesmo que me assusta é o que me motiva. Isso porque é por meio das charges que sinto que estou de alguma forma contribuindo para um mundo melhor.

 

Ok, eu sei que parece sonhador, mas eu sou mesmo um sonhador.

 

 

 

Quando penso que uma charge pode ter tocado alguém ao ponto de fazê-la refletir sobre seus comportamentos eu sinto que vale a pena continuar. Eu tenho muita fé na vida, fé na humanidade, fé no bem. E eu acredito que a arte é e sempre será uma arma gigantesca contra tudo que podemos melhorar.

5. Última, mas nem por isso menos importante: Niniu, compartilhe conosco algo que as pessoa nunca te perguntam, mas você gostaria de compartilhar! Seja um pensamento, um vídeo, uma música, um livro o que você desejar!

Gostaria muito de agradecer a todas minhas leitoras e leitores que me seguem.

Eu sempre faço questão de lembrar que não são números que tenho alí como seguidores, mas sim corações. Fico imaginando o sorriso no rosto de cada uma e cada um quando se divertem com alguma charge ou as ideias reagindo em cada mente quando refletem sobre alguma mensagem que passei.Penso nas professoras que inserem as charges nas aulas. Aqueles que compartilham em sua rede social para repassar aos seus amigos. Pessoas que nunca vi pessoalmente, de todo nosso Brasil, formando uma verdadeira rede de arte, pensamentos críticos e transformação. Isso não tem preço! Guimarães Rosa fala que o que a vida quer da gente é coragem.

E minha coragem de continuar criando vem de todo esse apoio que recebo de cada um deles que estão sempre me incentivando a continuar.

É ternura demais que fala não? 

Eu que já amava, todos os dias ler as Charges do Niniu, fiquei ainda mais encantada. Por motivos de que o impacto da mensagem, na forma como ela é expressa me faz justamente conectar com os propósitos do seu criador : exercitar através da arte, nossos pensamentos críticos e transformação!

ocê pode acompanhar o Niniu através do Instagram | @chargesdoniniu 

Niniu gratidão por dividir tanto conosco!

Abraços, 

Tatti Maeda